CURSISTAS:
MARIA DE JESUS
GONÇALVES
NALVA AFONSO OLIVEIRA
ROSILENE RODRIGUES
UNIDADE 3
–
ATIVIDADE
3_5 BLOG- CONCEITO DE CURRÍCULO E O
PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS
ESCOLA
MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO:
SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA:
SUZANA ALVES ARÁUJO
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Ao
pensarmos em desenvolver o Projeto Procel, tínhamos como objetivo maior fazer
com que nossos alunos pudessem ter mais conhecimento e acima de tudo refletir
sobre as questões que ocorrem ao seu redor e das quais fazem parte. Dessa forma
pensamos em projeto, que abordasse a educação ambiental prevista nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN) que é um
dos temas transversais, e deve ser trabalhada enfatizando-se os aspectos
sociais, econômicos, políticos e ecológicos. As vantagens de uma abordagem
assim é a possibilidade de uma visão mais integradora que visa a melhora na
compreensão das questões socioambientais como um todo. Diante disso, como tema transversal, a
Educação Ambiental deve estar presente em todas as disciplinas, perpassando
seus conteúdos, como é desejado pelos educadores ambientais sendo que ao mesmo
tempo ela tem a chance de estar presente em todas as disciplinas, um tema transversal
não possui a categoria de ser uma
disciplina única, sendo muitas vezes deixada em segundo plano em relação aos
conteúdos disciplinares. A proposta dos PCNs é de uma abordagem ambiental
integrada, tanto entre as disciplinas como entre a sociedade seus problemas
específicos. Com esse trabalho o aluno tem a oportunidade de mudar seus hábitos,
ou seja, ele infere informações modificando
seus valores éticos , suas atitudes e principalmente sua postura frente ao tema
em estudo, por isso podemos afirmar que essa aprendizagem faz parte do currículo,
pois o aluno tem a possibilidade de se
desenvolver como um todo, sendo crítico e consciente de seu papel como cidadão.
A tecnologia faz sim parte do currículo, pois o educador de hoje tem que
trabalhar possibilitando ao aluno a ampliação de seus conhecimentos. Então, currículo nada mais é que a apropriação
de conhecimentos, a aprendizagem trabalhada de fora integradora,
interdisciplinar.
De acordo com
nossas pesquisas entendemos que atualmente, o currículo é uma construção
social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à
determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a
educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural,
como construção de identidades locais e nacionais. E hoje existem várias formas de ensinar e
aprender e umas delas é o currículo oculto. Para Silva, o currículo oculto é “o
conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte explícita do
currículo, mas que são implicitamente ensinados através das relações sociais,
dos rituais, das práticas e da configuração espacial e temporal da escola”. Sendo
assim ao pensarmos no homem como um ser histórico,
também refletiremos em um currículo que atenderá, em épocas diferentes a
interesses, em certo espaço e tempo histórico.
Referências
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